Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/9911
metadata.dc.type: Artigo
Title: Os efeitos da vacância por posse em cargo inacumulável e a (in)existência de direito adquirido : reflexões sobre as mudanças de investidura dentro das universidades federais sob o advento da Lei n. 12.772/2012
metadata.dc.title.equivalent: Os efeitos da vacância por posse em cargo inacumulável e a inexistência de direito adquirido: reflexões sobre as mudanças de investidura dentro das universidades federais sob o advento da Lei n. 12.772/2012.
Authors: Mariano, Cynara Monteiro
metadata.dc.publisher.place: Belo Horizonte
Publisher: Fórum
Issue Date: 2014
metadata.dc.relation.ispartof: Fórum Administrativo [recurso eletrônico] : Direito Público
Citation: MARIANO, Cynara Monteiro. Os efeitos da vacância por posse em cargo inacumulável e a (in)existência de direito adquirido: reflexões sobre as mudanças de investidura dentro das universidades federais sob o advento da Lei n. 12.772/2012. Fórum Administrativo [recurso eletrônico] : Direito Público, Belo Horizonte, v. 14, n. 158, abr. 2014. Disponivel em: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/9911. Acesso em: 16 maio de 2014.
Abstract: O presente artigo aborda a temática acerca dos efeitos da vacância por posse em cargo inacumulável, prevista na Lei nº 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Civil Federal), no art. 33, inciso VIII, e a polêmica existente em torno da (in)existência de direito adquirido à preservação dos direitos personalíssimos já incorporados ao patrimônio jurídico do servidor público durante a investidura anterior. O estudo tem por finalidade investigar se o entendimento que vem sendo conferido pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal ao referido instituto, restringindo sua eficácia à continuidade de apenas algumas vantagens funcionais (por exemplo, férias e regime previdenciário), é harmônico com a garantia do direito adquirido e com os princípios constitucionais pertinentes ao assunto, especialmente o princípio da razoabilidad e. Isso porque, diferentemente das demais hipóteses de vacância que resultam na interrupção do vínculo com a Administração Pública, a vacância por posse em cargo inacumulável não provoca a solução de continuidade, autorizando o raciocínio de que, nesse caso, os benefícios e vantagens sujeitos ao respectivo implemento dos requisitos fático-legais, uma vez já consumados, devem ser preservados. Ainda mais em se tratando de situações que vêm se tornando frequentes na carreira do Magistério Superior Federal, em que a mudança de vínculo ocorre muitas vezes entre cargos idênticos, dentro da mesma pessoa jurídica de direito público, entre unidades acadêmicas ou departamentais distintas. O artigo visa, então, estabelecer uma exegese jurídica diferencial para uma situação que reclama, ao nosso sentir, um tratamento igualmente singular, afastando a tese geral de inexistência de direito adquirido a regime jurídico, já pacificado na jurisprudência dos tribunais brasileiros.
metadata.dc.description.summary: Introdução; 1 - Dos efeitos da vacância por posse em cargo inacumulável, do direito adquirido e do princípio da razoabilidade; 2 - Análise da garantia do direito adquirido e do princípio da razoabilidade em face das mudanças de investidura dentro das universidades federais sob o advento da Lei nº 12.772/2012; – Conclusão; – Referências
Keywords: Cargo público - Brasil
Direito adquirido - Brasil
Professor universitário - Brasil
Servidor público federal - Posse - Brasil
Princípio da razoabilidade - Brasil
Plano de carreira - Legislação - Brasil
Servidor público - Direitos e deveres - Jurisprudência - Brasil
metadata.dc.subject.planning: Direito Administrativo
metadata.dc.identifier.other: 128290
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/9911
metadata.dc.identifier.classification: 35
metadata.dc.language: Português (Brasil)
Appears in Collections:Fórum Administrativo: Direito Público

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDIexibepdf.pdf308,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.