Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/903
metadata.dc.type: Artigo
Title: Livros, relatórios e revistas
metadata.dc.publisher.place: Belo Horizonte
Publisher: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Issue Date: 1994
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 137-154, jul./dez. 1994.
Description: RESENHA DE:
ALÉM da desesperança: um programa para os direitos humanos no Brasil/ Anistia Internacional - 1994 (Resenha elaborada por Manoel de Almeida Neto).
SARTORI, G. A teoria da democracia revisitada: o debate contemporâneo: v. 1. São Paulo: Ática, 1994. (Resenha elaborada por Cláudia Feres)
O QUE se deve ler em ciências sociais no Brasil. São Paulo: Cortez, 1986-1990. 3 v. (Resenha elaborada por Eduardo José Wense Dias)
MOORE JUNIOR, Barrington. Injustiça: as bases sociais da obediência e da revolta. São Paulo: Brasiliense, 1987, 718 p. (Resenha elaborada por Odilon Vargas Toledo)
Citation: LIVROS, relatórios e revistas. Cadernos da Escola do Legislativo: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 137-154, jul./dez. 1994.
Abstract: A resenha do "Além da desesperança: um programa para os direitos humanos no Brasil" resenhado por Manoel de Almeida Neto denominado de "Da barbárie" trata-se do ensaio intitulada "Dos canibais" do filósofo francês Michel de Montaigne escrito há mais de quatrocentos anos, inaugurando o humanismo renascentista e o relativismo filosófico moderno. A resenha de Sartori, do livro "A teoria da democracia revisitada: o debate contemporâneo" elaborada por Cláudia Feres intitulado "A análise da teoria democrática na perspectiva de Sartori: uma concepção elitista-competitiva da democracia" introduz o debate contemporâneo sobre o tema da democracia retratado a partir da tensão entre as concepção "realista" e "idealista" do democracia. A resenha de "O que se deve ler em ciências sociais no Brasil" elaborado por Eduardo José Wense Dias intitulada "Sínteses da literatura brasileira de ciências sociais" trata da questão da explosão da informação. A resenha do livro “Injustiça: as bases sociais da obediência e da revolta” de Barrington Moore Junior elaborada por Odilon Vargas Toledo intitulada “A justiça em questão” trata da questão da injustiça, da violação e revolta contra a autoridade.
Keywords: Violência urbana
Democracia
Ciências sociais
Justiça
ISSN: 1676-8450
metadata.dc.identifier.other: 36.218
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/903
metadata.dc.identifier.classification: 3(01)
metadata.dc.language: Português (Brasil)
Appears in Collections:Política (Memória)
Cadernos da Escola do Legislativo, v. 01, n. 02, jul./dez. 1994

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000903.pdfLivros, relatórios e revistas996,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.