Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/8904
Tipo: Artigo
Título: A administração pública consensual na modernidade líquida
Autor(es): Batista Júnior, Onofre Alves
Campos, Sarah
Local: Belo Horizonte
Editora: Fórum
Data do documento: 2014
Está contido: Fórum Administrativo [recurso eletrônico] : Direito Público
Citação: BATISTA JÚNIOR, Onofre Alves; CAMPOS, Sarah. A administração pública consensual na modernidade líquida. Fórum Administrativo [recurso eletrônico]: Direito Público. Belo Horizonte, v. 14, n. 155, jan. 2014. Disponível em: <http://dspace/xmlui/bitstream/item/9622/PDIexibepdf.pdf?sequence=1>. Acesso em: 26 fev. 2014.
Resumo: Neste trabalho, busca-se analisar a Administração burocrática no contexto da “modernidade líquida”, a crise do ato administrativo unilateral e a atuação consensual na Administração Pública. Também se discute o poder/dever do agente administrativo em optar pela via transacional quando a melhor opção para o atendimento otimizado do bem comum seja a via participativa e democrática. Para isso, aponta-se como necessário a superação da cultura do “medo” e da “subserviência” no âmbito do serviço público, favorecida pelo incremento de mecanismos de meritocracia e produtividade. Por fim, será abordado o controle procedimental preventivo, como meio de garantir a flexibilização responsável do agir administrativo.
Sumário: 1 - A Administração burocrática no contexto da modernidade líquida; 2 - A crise do ato administrativo unilateral e busca de uma atuação administrativa consensual; 3 - O poder/dever do agente administrativo em optar pela via transacional; 4 - A superação da cultura do “medo” e da “subserviência”; 5 - Incremento de mecanismos de meritocracia e produtividade; 6 - A garantia da flexibilização responsável por meio do controle procedimental; 7 - Conclusão; Referências
Assunto: Administração pública - Brasil
Burocracia - Brasil
Comportamento organizacional - Brasil
Servidor público - Brasil
Processo decisório - Brasil
Processo administrativo - Controle - Brasi
Participação social - Brasil
Eficiência (Serviço público) - Brasil
Administração pública - Modernização - Brasil
Tema(s): Administração Pública
Outros: 127059
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/8904
Número de classificação (CDU): 351
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Fórum Administrativo: Direito Público

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDIexibepdf.pdf325,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.