Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/649
Idioma: Português (Brasil)
Forma: Folheto
Título: Novas ordens econômicas no terceiro mundo: uma abordagem via sistemas dinâmicos
Autor(es): Piqueira, José Roberto Castilho
Local: Belo Horizonte
Editora: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Data do documento: 1999
Relação com outras fontes de informação: FÓRUM POLÍTICAS MACROECONÔMICAS ALTERNATIVAS PARA O BRASIL, 1999, Belo Horizonte. Políticas Macroeconômicas Alternativas para o Brasil. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 1999. 57 p.
Citação: PIQUEIRA, José Roberto Castilho. Novas ordens econômicas no terceiro mundo: uma abordagem via sistemas dinâmicos. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 1999. 12 p. (Trabalho apresentado ao Fórum Políticas Macroeconômicas: alternativas para o Brasil)
Resumo: O chamado terceiro mundo depara-se, hoje, com uma situação de pobreza e desemprego alarmantes, levando-nos a pensar se as novas ordens neo-liberais, tidas como a panacéia para o resolução dos problemas mundiais, não estariam levando as sociedades mais pobres ao verdadeiro colapso social, criando uma situação de instabilidade estrutural nas interações entre os agentes econômicos e populações. Os modelos matemáticos em voga no estudo dos problemas econômicos e apresentados como respaldo para as soluções técnicas adotadas parecem ser de uma linearidade e simplicidade exageradas,desconsiderando, talvez, grandezas e parâmetros com variações imperceptíveis. Entretanto, dada a efetiva não-linearidade dos problemas reais,essas pequenas variações de condições iniciais e parâmetros geram, provavelmente, comportamentos qualitativamente diferentes dos esperados na modelagem, deixando as administrações públicas à mercê do acaso e a população, da insegurança do que possa ser seu próximo dia. Este ensaio pretende apresentar algumas questões já consideradas clássicas para problemas de Física, Matemática e, até, para problemas de Biologia, tentando transpô-las para a análise de questões econômicas, chamando a atenção para o potencial que as ferramentas de análise de sistemas dinâmicos não-lineares e adaptativos complexos têm no estudo de modelos econômicos e sociais. Talvez essas estratégias teóricas sejam vistas com ceticismo no que diz respeito ao trato de questões tão práticas e complexas, entretanto, a penúria à nossa volta anda tão grande que qualquer pensamento deve ser considerado, mesmo que, aparentemente, desconexo.
Assunto: Teoria econômica
Outros: 23363
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/649
Número de classificação (CDU): 339.9
Aparece nas coleções:Administração pública (Memória)
Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
649.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.