Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/6375
Idioma: Português (Brasil)
Forma: Livro
Título: Relatório: Projeto Conservação-Restauração e transposição dos Murais "Da Descoberta do Brasil ao Ciclo Mineiro do Café" de Yara Tupynambá
Local: Belo Horizonte
Editora: Laboratório de Ciência da Conservação
Data do documento: 2012
Relação com outras fontes de informação: VIANNA, Márcia Milton; GONÇALVES, Paulo de Castro (Org.). Mural: da descoberta do Brasil ao ciclo mineiro do café. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2012. 60 p. (Memória do Legislativo mineiro ; 2).
[Mural: da descoberta do Brasil ao ciclo mineiro do café]. Parceria, Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, v. 3, n. 47, p. 2, ago. 1996.
MINAS GERAIS. Assembleia Legislativa. DVD organizado para a Exposição Bens Tombados ALMG:[recurso eletrônico]. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2012. 1 dvd.
Notas: Contém DVD com documentação científica por imagem do painel "Do Descobrimento ao Ciclo Mineiro do Café", de Yara Tupynambá.
Contém dossiê com 33 fotos no formato 26 x 15
Contém pasta tamanho 47 cm x 36 cm com versão impressa da documentação científica por imagem do painel "Do Descobrimento ao Ciclo Mineiro do Café", de Yara Tupynambá.
Citação: SOUZA, Luiz A. C. (Coord.). Relatório: Projeto Conservação-Restauração e transposição dos Murais 'Da Descoberta do Brasil ao Ciclo Mineiro do Café' de Yara Tupynambá. Belo Horizonte: Laboratório de Ciência da Conservação, 2012. 154 p. (1 dvd + 2 pastas).
Resumo: O projeto Conservação-restauração e transposição dos Murais "Do descobrimento do Brasil ao ciclo mineiro do Café" de autoria da artista mineira Yara Tupynambá investigou os materiais, técnicas e estilo adotados pela artista na composição dos murais bem como o estado de conservação e as causas de degradação dessa obra com o objetivo de sistematizar as ações de intervenção assegurando a integridade física, estética e histórica desse patrimônio e o princípio da reversibilidade'. Coordenado pelos professores Dr. Luiz Antonio Cruz Souza e pela profa. Dra. Alessandra o projeto contou com o apoio de grupos de pesquisa da UFMG que realizaram também diagnóstico prévio da obra), do lepha, da iniciativa privada (através da empresa Grifo Restauro), do Instituto Yara Tupynambá e da própria Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Cada etapa do projeto foi discutida entre todos os parceiros por meio de uma metodologia que,utilizando reuniões e visitas ao canteiro de obras, buscou a participação atividade todos os envolvidos nesse processo. O trabalho foi conduzido entre 10 de abril de 2012 e 20 de setembro de 2012 dentro do prédio da Assembléia. Os resultados alcançados nesse projeto possibilitaram o desenvolvimento de uma metodologia adequada ao contexto do patrimônio azulejar mineiro do século XX.
Assunto: Tupynambá, Yara. Mural da descoberta do Brasil ao ciclo mineiro do café
Patrimônio histórico - Restauração - Minas Gerais
Minas Gerais. Assembleia Legislativa - Bens móveis
Tema(s): Arte e arquitetura
Outros: 66537
66579
66581
66582
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/6375
Número de classificação (CDU): 75.052(815.1)
Aparece nas coleções:Assembleia Legislativa (Memória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6375_v.1.pdfRelatório : Conservação-restauração e transposição dos Murais Da Descoberta do Brasil ao Ciclo Mineiro do Café de Yara Tupynambá112,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6375_v.2.pdfDocumentação Científica por Imagem27,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6375_v.3.pdfDossiê composto por 33 fotos no formato 26 x 1516,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.