Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/6356
metadata.dc.type: Artigo
Title: As parcerias entre o Estado e o terceiro setor para transferência de tecnologia social : o caso do Projeto "Jovem de Futuro"
Authors: Vieira, Livia Wanderley de Barros Maia
metadata.dc.publisher.place: Belo Horizonte
Publisher: Forum
Issue Date: 2013
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Direito do Terceiro Setor [recurso eletrônico]
Citation: VIEIRA, Livia Wanderley de Barros Maia. As parcerias entre o Estado e o terceiro setor para transferência de tecnologia social: o caso do Projeto 'Jovem de Futuro'. Revista de Direito do Terceiro Setor [recurso eletrônico]. Belo Horizonte, v. 7, n. 13, jan./jun. 2013. Disponívem em: <http://dspace/xmlui/bitstream/item/6758/PDIexibepdf.pdf?sequence=1>. Acesso em: 21 ago. 2013.
Abstract: A Administração Pública tem se tornado mais próxima da sociedade, atuando por meio de instrumentos consensuais, e se utilizando cada vez mais da cooperação dos particulares para o alcance dos interesses públicos e para a realização dos deveres estatais. O Terceiro Setor tem um papel relevante no atendimento das necessidades sociais da coletividade, suprindo algumas carências estatais e contribuindo para a inovação dos métodos aplicados aos serviços de interesse social, nomeadamente na Educação. Nesta seara, o Projeto “Jovem de Futuro” obteve comprovados êxitos na melhoria do ensino nas escolas públicas em que foi aplicado. Com isso, o Projeto se consolidou como uma tecnologia social, podendo, agora, ser transferido aos Estados que o executarão de forma direta e em larga escala. Assim, o presente ensaio pretende contribuir para uma melhor compreensão das transformações ocorridas nas parcerias entre o setor público e o setor privado, em especial o Terceiro Setor, e das formas como as transferências de tecnologia social se operam e podem concorrer para o desenvolvimento social do país.
metadata.dc.description.summary: 1 - Considerações preliminares; 2 - Consensualidade administrativa e interesse público; 3 - A amplitude das parcerias entre o setor público e entidades privadas; 4 - Assistência social e educação – Direitos sociais e deveres constitucionais; 5 - As transferências de tecnologia social como vetor de contribuição para o interesse público e suas formalidades; 6 - O caso do Projeto “Jovem de Futuro”; 7 - Conclusão; Referências.
Keywords: Projeto Jovem de Futuro (Instituto Unibanco)
Parceria público-privada (PPP) - Brasil
Tecnologia educacional - Brasil
Transferência de tecnologia - Brasil
Escola pública - Brasil
Ensino médio - Brasil
metadata.dc.subject.planning: Direito Administrativo
metadata.dc.identifier.other: 124543
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/6356
metadata.dc.identifier.classification: 35
metadata.dc.language: Português (Brasil)
Appears in Collections:Revista de Direito do Terceiro Setor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDIexibepdf.pdf242,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.