Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/495
Tipo: Folheto
Título: Mulher na política: essa luta é sua
Autor(es): Santiago, Daniela
Luna, Luisa de Marilac
Godoy, Raquel Mansur de
Revisor(es): Barros, Ana Paula
Freitas, Larissa de
Local: Belo Horizonte
Editora: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Data do documento: 2004
Notas: Inclui apresentação pelo Deputado Mauri Torres.
Não inclui sumário.
Inclui mensagens de Deputadas Estaduais Mineiras.
Inclui orientações para o ingresso das mulheres na carreira política.
Homenagem da Assembleia Legislativa ao Dia Internacional da Mulher.
Citação: SANTIAGO, Daniela; LUNA, Luísa de Marilac; GODOY, Raquel. Mulher na política: essa luta é sua. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2004. 27 p. il.
Resumo: A política precisa das mulheres. É por isso que a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, numa iniciativa de sua bancada feminina, vai até as rijas, para mobilizar as cidadãs mineiras a assumirem o seu lugar nos centros de decisão e governo das nossas idades e do nosso estado. As mulheres já provaram a sua força. Lutaram e conquistaram a liberdade e a autonomia em relação aos seus pais e maridos, afirmaram-se e foram reconhecidas na sua capacidade produtiva (,administrativa e, mais, conquistaram o direito ao voto e à candidatura política, enfim, à cidadania. Agora é preciso ampliar a participação da mulher. É preciso que você, cidadã, participe efetivamente da construção de uma sociedade mais justa e solidária. A contribuição fundamental da mulher para a política vem do seu-modo dever o mundo. Durante muito tempo, elas estiveram afastadas da cena política e a sua importância social não era reconhecida publicamente. Porém, seu papel foi fundamental para a sustentação das bases da nossa sociedade. Ao lidar com as questões da vida, no incansável trabalho cotidiano e na formação dos filhos, as mulheres adquiriram um grande e importante conheci-mento, passado de geração para geração. Esse conhecimento se manifesta, muitas vezes, na habilidade e na sensibilidade para encontrar soluções viáveis para os problemas sociais. Ao empreender esforços para conciliar a manutenção da família e administração da casa, sua atuação na comunidade e a sua vida profissional, a mulher aprendeu a criar caminhos para a concretizar os sonhos e ideais. Esse exercício possibilitou à mulher desenvolver uma grande sabedoria para a administração das questões humanas, ao procurar equacionar as questões materiais da sobrevivência com a felicidade e o bem-estar dos seus. E é essa experiência na construção diária de uma vida melhor que precisa ser trazida para a política. A mulher, com a sua capacidade de mobilizar as relações humanas em torno de um fim comum, torna-se um agente importantíssimo no trabalho.
Assunto: Mulher - Participação política - Minas Gerais
Outros: 17773
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/495
Número de classificação (CDU): 396.9
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Política (Memória)
Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
495.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.