Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/4584
Tipo: Artigo
Título: Mensurando o valor econômico do trabalho voluntário globalmente: conceitos, estimativas e um guia do futuro
Autor(es): Salamon, Lester M.
Sokolowski, S. Wojciech
Haddock, Megan A.
Local: Belo Horizonte
Editora: Fórum
Data do documento: 2012
Está contido: Revista de Direito do Terceiro Setor [recurso eletrônico]
Citação: SALAMON, Lester M.; SOKOLOWSKI, S. Wojciech; HADDOCK, Megan A. Mensurando o valor econômico do trabalho voluntário globalmente: conceitos, estimativas e um guia do futuro. Revista de Direito do Terceiro Setor [Recurso Eletrônico], Belo Horizonte, v.6, n.12, jul./dez. 2012. Disponível em:<http://dspace.almg.gov.br/xmlui/bitstream/item/4901/PDIexibepdf.pdf?sequence=1>. Acesso em: 21 fev. 2013.
Resumo: Este artigo explora enfoques alternativos para mensurar o valor econômico do trabalho voluntário, desenvolve uma metodologia para produzir estimativas globais deste valor utilizando bases de dados existentes e identifica uma nova fonte de informação que promete gerar dados significativamente melhores para embasar tais estimativas no futuro nos níveis global e nacional. Neste artigo são considerados tanto o voluntariado praticado por meio de organizações quanto o voluntariado exercido diretamente por indivíduos. Diferentes enfoques de avaliação são examinados, incluindo os enfoques do custo de substituição, do custo de oportunidade, dos benefícios sociais, e as previsões de mercado observadas e relatadas. Com base em determinados critérios, recomenda-se o método do custo de substituição que utiliza remunerações de mercado observadas. Por meio do uso deste método, o artigo estima que “a terra do voluntariado”, caso fosse um país, seria a segunda maior população adulta no mundo, bem como a sétima maior economia mundial. O artigo conclui por meio de uma discussão sobre o novo Manual de Mensuração do Trabalho Voluntário da Organização Internacional do Trabalho que adota o método básico para definir e mensurar o trabalho voluntário mencionado neste artigo, prometendo gerar um conjunto de dados sobre trabalho voluntário muito mais robusto e coerente do que aqueles até hoje disponíveis global e nacionalmente.
Sumário: 1 - Introdução; 2 - Mensurando o trabalho voluntário; Os principais desafios conceituais e metodológicos; 3 - Confrontando as complexidades; Definições e métodos de avaliação; 4 - Mensurando o valor econômico do trabalho voluntário globalmente; Uma primeira estimativa; 5 - Guia do Futuro; Conclusão; Apêndice A – Metodologia; Apêndice B – Lista dos Países CNS; Referências
Assunto: Trabalho - Aspectos econômicos - Avaliação
Valor (Economia)
Voluntário
Tema(s): Trabalho, Emprego e Renda
Outros: 121305
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/4584
Número de classificação (CDU): 331
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Revista de Direito do Terceiro Setor

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDIexibepdf.pdf675,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.