Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/4307
metadata.dc.type: Artigo
Title: A formação das instituições comunitárias: uma reflexão a partir da teoria comunicativa de Jürgen Habermas
Authors: Perobelli, Matheus Pontelli
Araújo, Neiva Cristina de
metadata.dc.publisher.place: Belo Horizonte
Publisher: Fórum
Issue Date: 2010
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Direito do Terceiro Setor
Citation: PEROBELLI, Matheus Pontelli; ARAÚJO, Neiva Cristina de. A formação das instituições comunitárias: uma reflexão a partir da teoria comunicativa de Jürgen Habermas. Revista de Direito do Terceiro Setor, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 125-142, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://dspace.almg.gov.br/xmlui/bitstream/item/4695/PDIexibepdf.pdf?sequence=1>. Acesso em: 1 fev. 2013.
Abstract: Ao passo que novos enfoques devem ser dados a assuntos conhecidos, é evidente que ao falar da crise estatal, mais do que enumerar as suas causas, deve-se analisar os bons frutos que a mesma gerou. Nessa esteira, estão as instituições comunitárias, que, em verdade, são produto não apenas das lacunas deixadas pelo Estado, mas também da força de vontade e determinação das comunidades, geralmente deixadas em um segundo plano. Em que pese as temáticas enfrentadas por Habermas, este trabalho atrela as instituições comunitárias ao agir comunicativo habermasiano, a fim de entrelaçá-las, para então adentrar na questão do chamado público não estatal, que vem ganhando força desde o governo FHC, que teve como ministro o teórico precursor do público não estatal no Brasil: Bresser-Pereira. Assim, à medida que o Estado deixa de estender seus tentáculos sob todas as esferas da sociedade, que, por sua vez, mostra-se, a cada dia, mais complexa, deve-se dedicar uma atenção especial às instituições comunitárias que tanto realizam em seu espaço de atuação, promovendo a cidadania e o desenvolvimento de suas comunidades, propiciando às pessoas uma série de serviços que deveriam ser prestados pelo Estado, mas que não o são. Assim, a temática aqui abordada ganha destaque por ser um tema recente, e que como tal tem relevância científica e social, por ser de extrema importância, em especial às comunidades atingidas pelas ditas instituições comunitárias.
metadata.dc.description.summary: 1 - Introdução; 2 - Crise estatal e o surgimento do público democrático; 3 - O agir comunicativo habermasiano; 4 - Instituições comunitárias: a formação de um espaço público não estatal; 5 - Considerações finais; Referências.
Keywords: Habermas, Jürgen - Crítica e interpretação
Associação sem fins lucrativos
Participação comunitária
Teoria do Estado
Democracia
Comunicação - Filosofia
Ação social
metadata.dc.subject.planning: Ciências Humanas
metadata.dc.identifier.other: 105620
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/4307
metadata.dc.identifier.classification: 3
metadata.dc.language: Português (Brasil)
Appears in Collections:Revista de Direito do Terceiro Setor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDIexibepdf.pdf228,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.