Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/40
Idioma: Português (Brasil)
Forma: Tese
Título: Pulverização partidária e centralização de poder no Legislativo: a ocupação da Mesa e das Comissões Temáticas na 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Belo Horizonte - 2009
Autor(es): Menezes, Vivian Amaral de
Orientador(es): Melo, Carlos Ranulfo Félix de
Local: Belo Horizonte
Editora: Instituto de Educação Continuada, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Data do documento: 2009
Notas: Monografia do curso de Especialização em Poder Legislativo do Instituto de Educação Continuada, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, oferecido em parceria com a Escola do Legislativo da ALMG.
O autor assina o documento como Carlos Ranulfo Melo
Citação: MENEZES, Vivian Amaral de. Pulverização partidária e centralização de poder no Legislativo: a ocupação da Mesa e das Comissões Temáticas na 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Belo Horizonte - 2009. 2009. 67 f. Monografia (Especialização em Poder Legislativo) - Instituto de Educação Continuada, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
Resumo: Busca-se compreender como foram tomadas as decisões para a escolha dos presidentes das comissões temáticas e da Mesa Diretora na 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Estabelecendo um contraponto com a prática do Congresso Nacional e à luz do regimento interno, a proposta é mostrar o grau de participação dos partidos nas negociações para a alocação de poder na CMBH, se a ação individual dos vereadores é significativa e qual é o nível de poder decisório da presidência da Casa nesse processo. O estudo se justifica pela compreensão de que o jogo de alocação de poder da CMBH pode ser tanto mais democrático quanto mais houver equilíbrio no controle de recursos pelos agentes políticos do processo decisório. Por outro lado, a concentração de forças e o controle desigual desse processo tende a resultar em representantes eleitos destituídos de influência para atuar em favor de seus eleitores.
Sumário: Objetivo, p.5
Justificativa, p.5
Metodologia, p.5
Introdução, p.7
A pulverização partidária na CMBH, p.10
Mesa diretora – jogo I, p.16
Novatos x Governistas x Veteranos, p.17
As presidências das comissões – jogo II, p.22
Conclusão, p.30
Bibliografia, p.32
Anexos, p.33
Assunto: Belo Horizonte (MG). Câmara Municipal - Representação partidária
Câmaras legislativas municipais - Belo Horizonte, MG
Vereador - Belo Horizonte (MG)
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/40
Número de classificação (CDU): 352.075.26(815.11)
Aparece nas coleções:Administração pública (Memória)
Trabalhos acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
040.pdfPulverização partidária e centralização de poder no Legislativo: a ocupação da Mesa e das Comissões Temáticas na 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Belo Horizonte - 20094,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.