Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/3128
Tipo: Artigo
Título: Gestão pública associativa : consensualidade e aperfeiçoamento social mediante a participação
Autor(es): Galvão, Ciro di Benatti
Local: Belo Horizonte
Editora: Fórum
Data do documento: 2012
Está contido: Fórum de Contratação e Gestão Pública [recurso eletrônico]
Citação: GALVÃO, Ciro di Benatti. Gestão pública associativa: consensualidade e aperfeiçoamento social mediante a participação. Fórum de Contratação e Gestão Pública [Recurso Eletrônico]. Belo Horizonte, v. 11, n. 121, jan. 2012. Disponível em: <http://dspace/xmlui/bitstream/item/3387/00000044.pdf?sequence=1>. Acesso em: 23 out. 2012.
Resumo: A estrutura administrativa do Estado, após o seu processo de reformulação compreensiva requer, atualmente, uma gestão pública nova. Não há dúvidas quanto a isto. A abordagem contemporânea dessa gestão exige novos paradigmas, entre eles o conceito de consensualidade e a incidência de instrumentos ou institutos do direito administrativo que encontrem nele o seu fundamento. Os “consórcios públicos” concretizam esse pensamento e passam a ser utilizados como mecanismos de aproximação entre as administrações públicas dos entes políticos cuja base é o diálogo institucional com vistas ao alcance de objetivos comuns. Ao mesmo tempo, tais institutos representam uma possibilidade maior para que a sociedade possa participar de eventuais decisões a serem tomadas, configurando certo fortalecimento do Estado perante a sociedade mediante o ganho de legitimidade de atuação.
Sumário: 1 - Introdução; 2 - Da consensualidade administrativa e da sua conexão com a gestão pública; 3 - Contextualizando o processo de reforma do Estado; 4 - Consórcios públicos: federação cooperativa e dialógica na prestação dos serviços de relevância social; 5 - Participação social no planejamento da gestão associada dos serviços públicos; 6 - Conclusão; – Referência
Assunto: Administração pública - Modernização - Brasil
Administração pública - Participação social - Brasil
Gestão - Planejamento - Brasil
Consórcio administrativo - Brasil
Eficiência (Serviço público) - Brasil
Reforma do Estado - Brasil
Reforma administrativa - Brasil
Políticas públicas - Brasil
Cooperação - Brasil
Tema(s): Administração Pública
Outros: 115855
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/3128
Número de classificação (CDU): 351
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Fórum de Contratação e Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDIexibepdf.pdf330,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.