Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/26534
Tipo: Dissertação
Título: A democracia digital nos parlamentos latino-americanos: um estudo sobre ferramentas e projetos de democracia digital nos portais dos órgãos legislativos nacionais da América Latina
Autor(es): Matos Neto, Eurico Oliveira
Orientador(es): Gomes, Wilson da Silva
Local: Salvador
Data do documento: 2015
Notas: Em respeito à legislação sobre direitos autorais, o acesso aos arquivos é restrito ao público interno da Assembleia Legislativa, por meio de login e senha.
Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Comunicação do Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia.
Conteúdo:
Capítulo 2 - Parlamentos e internet
Capítulo 3 - Parlamentos digitais: entre informação, interação e participação nos Parlamentos
Citação: MATOS NETO, Eurico Oliveira. A democracia digital nos parlamentos latino-americanos: um estudo sobre ferramentas e projetos de democracia digital nos portais dos órgãos legislativos nacionais da América Latina. 2016. 172f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal analisar o impacto de dispositivos, plataformas e ferramentas digitais sobre instituições parlamentares da América Latina. Há muito se tem discutido os reflexos da popularização da internet no campo político e nas instituições governamentais sob o prisma do que se convencionou denominar democracia digital. A princípio, os estudos baseavam-se em visões contraditórias: se, para alguns, a internet e os recursos tecnológicos oferecem caminho promissor para consolidação da sonhada democracia direta, para outros, o ambiente digital acirraria a deterioração de práticas políticas caras aos regimes democráticos. Paralelo a esse cenário, emergem, ainda que tardiamente, discussões sobre as particularidades do uso das tecnologias digitais em órgãos legislativos. É precisamente nesse ponto que o estudo em tela busca contribuir para melhor compreensão dos campos teórico e empírico que concernem às práticas de democracia digital em parlamentos. Sob amparo de discussões teóricas, realizar-se-á levantamento e classificação dos recursos digitais utilizados em sites de parlamentos da América Latina para: (a) provimento de informações qualificadas, (b) aprimoramento de accountability e representação política e (c) promoção de participação cidadã. Objetiva-se, por meio da fase quantitativa, revelar o estado da distribuição das tecnologias de comunicação e informação associadas a diferentes fins. Essa fase oferece quadro geral sobre o contexto da inserção das tecnologias digitais em órgãos legislativos nacionais latino-americanos. Esse contexto mostra-se caro à fase qualitativa da pesquisa em tela, consistindo na análise detalhada das ferramentas participativas utilizados em processos legislativos. Como resultado, verificou-se melhor desempenho geral médio na categoria informação, o que indica que há maior investimento dos parlamentos no uso das tecnologias digitais para a produção e circulação de insumos informativos aos cidadãos. Além disso, os resultados quantitativos apontam também um bom desempenho para o uso de ferramentas que objetivam reforçar o grau de accountability e representação política. Já na categoria participação, particularmente cara à presente dissertação, o desempenho médio das instituições parlamentares corresponde a menos da metade do índice registrado na categoria informação. A análise qualitativa traz as principais iniciativas da categoria, buscando aferir os ganhos e brechas do sistema, tendo em conta critérios como publicidade, responsividade e transparência nos processos participativos.
Assunto: Participação política
Tecnologia digital
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/26534
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Produção acadêmica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
19. Democracia digital em parlamentos latino-americanos - Eurico Neto.pdf19. Democracia digital em parlamentos latino-americanos - Eurico Neto704,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.