Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/2190
Idioma: Português (Brasil)
Forma: Artigo
Título: Educando para a cidadania: a experiência da Escola do Legislativo
Autor(es): Assis, Luiz Fernandes de
Local: São Paulo
Editora: Unicamp
Data do documento: 1997
Notas: Este texto serviu de base à nossa exposição na 46ª Reunião Anual da SBPC como parte da mesa-redonda “Educando para a cidadania: Três experiências da sociedade civil”, em Vitória (ES), no dia 21 de julho de 1994. O texto sofreu uma atualização de dados e opiniões, para esta publicação.
Citação: ASSIS, Luiz Fernandes de. Educando para a cidadania: a experiência da escola do Legislativo. Educação e Sociedade, São Paulo: Unicamp, v. 28, n. 59, p. 367-385, ago. 1997.
Resumo: Este artigo apresenta a Escola do Legislativo, uma idéia pioneira da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, como capaz de oferecer conhecimento e de estimular a reflexão, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Após um breve histórico de sua criação, relata o avanço da Escola para uma prática editorial e pedagógica de uma educação para a cidadania e o desafio de usar ferramentas tecnológicas adequadas: a televisão e a Internet. O artigo não se omite ao revelar os limites institucionais e históricos para uma participação verdadeiramente cidadã e democrática: a subserviência do Legislativo ao Executivo, o clientelismo nas relações entre o representante e o representado, o corporativismo parlamentar e a impunidade.
Resumo em outro idioma: This report presents the Legislative’ School, a pioneer idea from the Minas Gerais State Legislative Assembly – an institution that provides knowledge and stimulates thought in the area of learning, research and university extension. The report gives a brief history of its establishment and then talks about the advances of the school towards editorial and educational practices in citizen education the challenges of using apropriated technological tools: T.V. and Internet are also discussed. The report did not neglect to reveal the institutional and historical limitations for a truly democratic and citizen participation: subservience of the Legislative to the Executive branch, the patronage in the relationship between the representative and the constituent, the parliamentary corporation and impunity.
Assunto: Minas Gerais. Assembleia Legislativa. Escola do Legislativo - História
Minas Gerais. Assembleia Legislativa. Escola do Legislativo - Cidadania - Ensino
ISSN: 1678-4626
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/2190
Número de classificação (CDU): 37:342.53
Aparece nas coleções:Educação (Memória)
Artigos avulsos
Assembleia Legislativa (Memória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2190.pdfEducando para a cidadania: a experiência da escola do Legislativo196,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.