Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/14724
Tipo: Artigo
Título: Falência, concordata, insolvência civil, intervenção e liquidação extra-judicial : repercussões nas licitações e nos contratos administrativos
Autor(es): Santana, Jair Eduardo
Pinto, Vânia da Conceição
Local: São Paulo
Editora: NDJ
Data do documento: 2002
Está contido: Boletim de Licitações e Contratos
Citação: SANTANA, Jair Eduardo; PINTO, Vânia da Conceição. Falência, concordata, insolvência civil, intervenção e liquidação extra-judicial: repercussões nas licitações e nos contratos administrativos. Boletim de Licitações e Contratos [recurso eletrônico], São Paulo, v.15, n.11, p.732-745, nov. 2002. Disponível em: <http://dspace/xmlui/bitstream/item/15533/documento%2013.pdf?sequence=1>. Acesso em: 3 fev. 2015.
Resumo: A existência de processo de falência em trâmite contra o licitante é considerada atestado de incapacidade econômico financeira? E qual seria a situação jurídica daquele no caso de falência decretada em processo judicial pendente de recurso? A concordata deferida, por seu turno, consiste em um empecilho para a contratação com a Administração Pública? Qual o foro competente para emitir certidão de falência e concordata? Embora a Lei nº 8.666/93 não exija certidões de insolvência civil, intervenção, liquidação extrajudicial, a Administração Pública poderá exigi-las no ato convocatório? Pode a Administração Pública adjudicar o objeto ou formalizar o contrato após a decretação da quebra, da insolvência civil, da intervenção, da liquidação extrajudicial e da concessão da concordata? Ou deve, tão-somente, invocar fato superveniente para desclassificar o licitante vencedor? A superveniência de falência após formalizado o contrato administrativo é sempre causa para a rescisão do avençado? Simples instauração de insolvência civil pode ensejar a rescisão contratual? O deferimento da concordata é causa para a rescisão do contrato? Quais, enfim, os efeitos da intervenção e da liquidação extrajudicial em relação à licitação e aos contratos administrativos?
Assunto: Brasil. [Lei de falências (1945)]
Brasil. [Lei das sociedades anônimas (1976)]
Brasil. [Código de processo civil (1973)]
Licitação - Normas - Brasil
Certidão negativa - Brasil
Falência - Brasil
Insolvência - Brasil
Concordata - Brasil
Contrato administrativo - Rescisão - Brasil
Administração pública - Brasil
Liquidação extrajudicial - Brasil
Tema(s): Direito Administrativo
Outros: 56361
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/14724
Número de classificação (CDU): 35
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Boletim de Licitações e Contratos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
documento 13.pdf402,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.