Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/1466
Idioma: Português (Brasil)
Forma: Artigo
Título: Governo eletrônico: uma avaliação do site da Assembleia Legislativa
Autor(es): Parreiras, Tatiane Aparecida Silva
Cardoso, Ana Maria Pereira
Parreiras, Fernando S.
Local: Salvador
Editora: Universidade Federal da Bahia
Data do documento: 2004
Notas: Este artigo é decorrente de monografia elaborada como requisito para graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pela primeira autora, durante o segundo semestre de 2003.
Citação: PARREIRAS, Tatiane Aparecida Silva; CARDOSO, Ana Maria Pereira; PARREIRAS, Fernando S. Governo eletrônico: uma avaliação do site da Assembleia Legislativa. In: CINFORM, 5., 2004, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2004. 15 p.
Resumo: O trabalho tem como base uma revisão de literatura sobre o tema Governo Eletrônico e uma avaliação do site da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, para prestação de serviços públicos e disseminação de informações na Web. Busca-se, a partir da avaliação do portal, verificar se o mesmo está utilizando, de fato, as potencialidades da Internet, e está se constituindo em verdadeiro sistema de informação, viabilizando a execução de serviços interativos, promovendo a troca e o compartilhamento de informações. Três dimensões são analisadas de forma a promover a avaliação do portal da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, para prestação de serviços públicos e disseminação de informações na Web: o conteúdo (foco maior), a usabilidade e a funcionalidade. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de fato, o portal analisado no presente trabalho inclui um ou mais mecanismos de informação que provêem acesso a variados corpos de conhecimento relacionados ao governo estadual, com o objetivo de levar informações aos cidadãos podendo, assim, ser considerados como sistemas de informação. Finalizando, o trabalho permitiu ainda deduzir que o portal de Governo Eletrônico para prestação de serviços públicos e disseminação de informações na Web precisa se constituir em instrumento a serviço do cidadão, viabilizando o fortalecimento da vida democrática.
Resumo em outro idioma: The work has based on a review of literature about Electronic Government theme and an evaluation of Legislative Assembly's web site as a public services provider and information disseminator. This paper intend to check if it has been worked with internet potential, or if it has been used as a true information system making a viable execution of the interactive service, promoting the change and share of the information. Three dimensions are analyzed to promote the evaluation of Legislative Assembly of Minas Gerais website: the content (the strongest point), the utilization and the operation. The results allows we conclude that the website analyzed includes one or more information devices that provides access of a varied of different types of the knowledge related with state government with the purpose to deliver the information to citizen. It can also be considered as an information system. We deduce that the Electronic Government website for public service need to be established as a citizen service instrument, that fortifies the democratic life.
Assunto: Minas Gerais. Assembleia Legislativa - Sistema de informação
Governo eletrônico
Outros: 34005
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/1466
Número de classificação (CDU): 342.53(815.1)
Aparece nas coleções:Assembleia Legislativa (Memória)
Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
001466.pdfGoverno eletrônico: uma avaliação do site da Assembleia Legislativa147,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.