Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/1366
Idioma: Português (Brasil)
Forma: Artigo
Título: Hannah Arendt e o paradigma do antiestado
Autor(es): Souki, Nádia
Local: Belo Horizonte
Editora: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Data do documento: 1998
Citação: SOUKI, Nadia. Hannah Arendt e o paradgma do Antiestado. Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, v. 4, n. 7, p. 95-119, jan./jun. 1998.
Resumo: Nadia Souki, psicanalista e mestre em filosofia, analisa e tece comentários dos pensamentos de Hannah Arendt sobre filosofia, política e totalitarismo. Para conhecermos a concepção de Estado de Hannah Arendt, é imprescindível que abordemos, primeiramente, sua concepção de política. Diferentemente de pensadores como Aristóteles, Hobbes e Hegel, nos quais encontramos uma preocupação claramente expressa com a delimitação do conceito ou com a questão do Estado, Hannah Arendt não oferece, em seus textos, uma definição explícita desse conceito. Sequer podemos situar esse tema específico em algum ponto de seus escritos, ou mesmo identificar uma preocupação relativa a ele. Aliás, essa parece ser uma característica própria dos filósofos contemporâneos, que, em vez de uma preocupação com a definição do Estado, como ocorria com os modernos, deslocam o foco de suas atenções para a definição do que é a política. Assim sendo, o problema do Estado parece migrar para a Ciência Política.
Assunto: Arendt, Hannah - Crítica e interpretação
Totalitarismo - Doutrinas e controvérsias
Filosofia política
ISSN: 1676-8450
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/1366
Número de classificação (CDU): 1:32
Aparece nas coleções:Política (Memória)
Cadernos da Escola do Legislativo, v. 04, n. 07, jan./jun. 1998

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
001366.pdfHannah Arendt e o paradigma do antiestado1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.