Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/130
Idioma: Português (Brasil)
Forma: Livro
Título: José Bonifácio Lafayette de Andrada (Zezinho Bonifácio): uma vida dedicada à política
Autor(es): Pereira, Lígia Maria Leite
Faria, Maria Auxiliadora de
Local: Belo Horizonte
Editora: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Data do documento: 2004
Relação com outras fontes de informação: PEREIRA, Lígia Maria Leite; FARIA, Maria Auxiliadora de. José Bonifácio Lafayette de Andrada: uma vida dedicada à política. Belo Horizonte: Ed. BDMG Cultural, 1994. 239 p., il.
Notas: Versão resumida.
Citação: PEREIRA, Lígia Maria Leite; FARIA, Maria Auxiliadora de. José Bonifácio Lafayette de Andrada (Zezinho Bonifácio): uma vida dedicada à política. Belo Horizonte: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2004, 84 p.
Resumo: Alusiva ao centenário de José Bonifácio Lafayette de Andrada, Zezinho Bonifácio, como efetivamente era chamado, essa publicação foi elaborada com base no livro José Bonifácio Lafayette de Andrada - Zezinho Bonifácio - uma vida dedicada à política, publicado em 1994 sob os auspícios do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG Cultural. Portanto, fontes de pesquisa, bibliografia e depoimentos do biografado e de pessoas que privaram de seu convívio estão à disposição dos leitores no livro referido. Zezinho Bonifácio atuou na esfera pública - em Barbacena, no Legislativo mineiro e na Câmara dos Deputados - por mais de 50 anos. Ao reconstituir sua trajetória faz-se uma breve incursão na história política de Minas e do Brasil. Em sua trajetória de vida, Zezinho Bonifácio notabilizou-se por posições e estilo político peculiares. Foi um homem de sua época e soube, como bom político, sintetizar o seu tempo. Traduziu, em seu pensamento e em sua prática, aspirações, conflitos e contradições de toda uma geração. Expressou, enfim, a cultura política da elite de um país tradicional em busca permanente da modernidade. A biografia é marcada por nítida predominância da dimensão pública de sua vida sobre a dimensão privada. E nem podia ser de outra forma, já que Zezinho Bonifácio foi um político de tempo integral. Formado na tradição dos Andrada e em Barbacena – Núcleo de verdadeira escola de política de Minas e do Brasil –, Viveu para a política e fez dela o sentido de sua existência. Era seduzido pelo lúdico, pelo jogo, pela disputa, pelo prazer da vitória e pelo aprendizado da derrota. Exerceu, pois, e com paixão, o culto da autêntica arte da política. Finalmente, vale lembrar, para além do caráter festivo, a homenagem que ora se presta a Zezinho Bonifácio por ocasião do centenário de seu nascimento tem significado cívico, já que sua trajetória como homem público é exemplo de honradez, coerência e verdadeiro amor à nação brasileira.
Sumário: Introdução, p.9
1. Laços de família, p.11
2. O revolucionário, p.15
3. O prefeito de Barbacena, p.18
4. O constituinte de 1935, p.20
5. O retorno a Barbacena, p.22
6. O signatário do “manifesto dos mineiros”, p.26
7. O intrépido oposicionista, p.30
8. A “banda de música” e o seu maestro, p.37
9. No fundo de crises, p.43
10. O ‘eterno” opositor de JK, p.48
11. O primeiro secretário da Câmara dos Deputados, p.53
12. O radical de centro, p.58
13. O presidente da Câmara dos Deputados, p.60
14. O líder do governo Geisel, p.66
15. A despedida do parlamento, p.70
16. O adeus de Zezinho Bonifácio, p.74
17. Impressões sobre Zezinho Bonifácio, p.77
Assunto: Deputado estadual - Biografia - Minas Gerais
Outros: 14886
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/130
Número de classificação (CDU): 92AND
Aparece nas coleções:Política (Memória)
Biografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
130.pdfJosé Bonifácio Lafayette de Andrada (Zezinho Bonifácio): uma vida dedicada à política11,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.