Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/1274
Tipo: Artigo
Título: Ética e direitos humanos
Autor(es): Murcho, Desidério
Local: Belo Horizonte
Editora: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Data do documento: 2010
Está contido: Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, v. 12, n. 19, p. 37-56, jul./dez. 2010.
Citação: MURCHO, Desidério. Ética e direitos humanos. Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, v. 12, n. 19, p. 37-56, jul./dez. 2010.
Resumo: Um dos papéis públicos da filosofia é esclarecer confusões comuns. Uma dessas confusões formula-se rapidamente na forma de uma contradição: ao mesmo tempo que é comum considerar-se que "os valores são relativos" (às culturas, por exemplo, ou ao contexto histórico) é também comum defender-se a universalidade dos direitos humanos; mas se os direitos humanos são meramente relativos, não são universais e, se não são universais, qualquer cultura, sociedade, comunidade ou pessoa nada está a fazer de errado se não aceitar os direitos humanos. A limite, isso significaria que os colonizadores que fundaram o Brasil com base na exploração de índios e de negros, nada de errado moralmente teriam feito, pois estariam apenas a obedecer aos seus valores, que contudo não são agora os nossos. Como sair dessa contradição aparente? Serão realmente os valores relativos? Serão os direitos humanos universais? Esse é o tema destas páginas.
Assunto: Ética - Filosofia
ISSN: 1676-8450
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/1274
Número de classificação (CDU): 1:342.7
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Direito (Memória)
Cadernos da Escola do Legislativo, v. 12, n. 19, jul./dez. 2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0001274.pdfÉtica e direitos humanos140,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.