Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/1270
Idioma: Português (Brasil)
Forma: Artigo
Título: A preservação documental na esfera do Poder Legislativo: a experiência do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte
Autor(es): Nascimento, Adalson de Oliveira
Gomes, Maria do Carmo Andrade
Local: Belo Horizonte
Editora: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Data do documento: 2008
Citação: NASCIMENTO, Adalson de Oliveira; GOMES, Maria do Carmo Andrade. A preservação documental na esfera do Poder Legislativo: a experiência do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, v. 10, n. 15, p. 157-190, jan./dez. 2008.
Resumo: Relata a experiência técnica e institucional do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte quanto ao recolhimento, organização e disponibilização do acervo documental da Câmara Municipal de Belo Horizonte. É traçado um quadro da Política Municipal de Arquivos e do contexto de criação do APCBH assim como da sua relação com o Poder Legislativo. Um breve histórico das políticas de preservação do patrimônio documental das câmaras municipais no Brasil e em Minas Gerais é apresentado, com ênfase na relevância dessa documentação. O texto se desenvolve com o histórico do Poder Legislativo em Belo Horizonte e a produção e guarda de seu acervo, em especial da documentação oriunda do processo legislativo, que foi transferida para o APCBH entre 2006 e 2007. As atividades intelectuais de organização e descrição do acervo, assim como as de conservação, são descritas, e as conclusões apontam a riqueza e as potencialidades da documentação para futuras pesquisas.
Resumo em outro idioma: Describes the public archive of the city of Belo Horizonte’s (Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte) technical and institutional expertise in gathering, organizing and providing the documentary collection of the legislative power of Belo Horizonte. It maps out a framework of the municipal archives and the context in which APCBH was created as well as its relationship with the legislature. A brief history of the policies to preserve the documentary heritage at municipal level in Brazil and in Minas Gerais is presented, emphasizing the importance of this documentation. The text develops along with the history of the legislative power in Belo Horizonte and the production and storing of its collection, especially regarding the documents that came from the legislative process, which were transferred to the APCBH between 2006 and 2007. The intellectual activities of organizing and describing the collection, as well as conserving it, are described and the findings show the richness and the potentials of that documentation for future research.
Assunto: Belo Horizonte (MG). Câmara Municipal - Arquivo
Documentação - Poder Legislativo
ISSN: 1676-8450
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/1270
Número de classificação (CDU): 0:342.5:352(815.1)
Aparece nas coleções:Ciência, tecnologia e inovação (Memória)
Cadernos da Escola do Legislativo, v. 10, n. 15, jan./dez. 2008

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0001270.pdfA preservação documental na esfera do Poder Legislativo571,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.