Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/10038
Tipo: Artigo
Título: Avaliação, informação e responsabilização no setor público
Autor(es): Ceneviva, Ricardo
Farah, Marta Ferreira Santos
Local: Belo Horizonte
Editora: Fórum
Data do documento: 2012
Está contido: Revista de Administração Pública
Citação: CENEVIVA, Ricardo; FARAH, Marta Ferreira Santos. Avaliação, informação e responsabilização no setor público. Revista de Administração Pública [recurso eletrônico], Rio de Janeiro, v. 46, n. 4, p. 993-1016, jul./ago. 2012. Disponivel em: <http://dspace/xmlui/bitstream/item/10263/5672.pdf?sequence=1>. Acesso em: 16 abr. 2014.
Resumo: O presente artigo discute o papel que os sistemas de avaliação de políticas públicas e programas governamentais podem desempenhar no aperfeiçoamento de mecanismos de controle da gestão pública. procura-se verificar se a implantação de sistemas de avaliação contribui para reduzir a assimetria de informações entre cidadãos e políticos e entre políticos e burocratas. São discutidos os casos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), do mesmo estado. A análise desses casos sugere que os sistemas de avaliação podem contribuir para uma maior transparência da gestão pública e para a responsabilização dos agentes públicos pelos resultados das políticas e programas governamentais, mas que o grau com que avanços nessa direção ocorrem relaciona-se não apenas com características próprias da avaliação — particularmente com as formas de apresentação e de divulgação dos dados da avaliação —, mas também com a dinâmica dos atores envolvidos na gestão da avaliação e no processo de formulação e implementação da política pública considerada.
Assunto: Políticas públicas - Avaliação - Brasil
Programa de governo - Avaliação - Brasil
Administração pública - Controle - Brasil
Responsabilidade administrativa - Brasil
Participação social - Brasil
Acesso à informação - Brasil
Gestão - Brasil
Política social - Avaliação - Análise comparativa - São Paulo (Estado)
Tema(s): Administração Pública
Outros: 121284
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/10038
Número de classificação (CDU): 351
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Revista de Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5672.pdf204,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.