Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/10033
metadata.dc.type: Artigo
Title: Ecos da contribuição de Guerreiro Ramos para a divulgação da obra de Weber no campo de estudos organizacionais (EOs)
Authors: Câmara, Leonor Moreira
metadata.dc.publisher.place: Belo Horizonte
Publisher: Fórum
Issue Date: 2012
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Administração Pública
Citation: CÂMARA, Leonor Moreira. Ecos da contribuição de Guerreiro Ramos para a divulgação da obra de Weber no campo de estudos organizacionais (EOs). Revista de Administração Pública [recurso eletrônico], Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, p. 315-331, jan./fev. 2012. Disponivel em: <http://dspace/xmlui/bitstream/item/10138/5642.pdf?sequence=1>. Acesso em: 7 abr. 2014.
Abstract: Em 1946, Guerreiro Ramos publica a resenha “A sociologia de Max Weber — sua importância para a teoria e a prática da administração”, na Revista do Serviço Público — RSP. Nela, mais do que apresentar ao leitor a obra de Weber Economia e sociedade, com foco em sua metodologia, também procura demonstrar sua aplicabilidade no trato das questões da administração pública e sua relevância num país “culturalmente colonial” como o Brasil. A considerar as especificidades da produção de conhecimento no campo de estudos organizacionais e o fato de Guerreiro Ramos expressar, no ensaio, uma visão que não é a que prevaleceu no campo, mas que é fiel à sociologia compreensiva e à metodologia ideal-típica, cabe aqui o esforço de reiterar o referido trabalho de Guerreiro Ramos a partir da proposição de uma discussão de caráter teórico conceitual com base no conteúdo resenhado relacionado à construção metodológica da crítica ideal-típica
Keywords: Ramos, Alberto Guerreiro - Crítica e interpretação
Weber, Max - Crítica e interpretação
Administração de empresas
metadata.dc.subject.planning: Administração de Empresas
metadata.dc.identifier.other: 121278
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/10033
metadata.dc.identifier.classification: 658
metadata.dc.language: Português (Brasil)
Appears in Collections:Revista de Administração Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5642.pdf164,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.