Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/10031
Tipo: Artigo
Título: Qualidade e formação como fatores importantes na reestruturação da administração pública portuguesa : o exemplo do setor da saúde
Autor(es): Costa, Noemi Alice Oliveira Bonina
Patrício, Jofrina Zinaenda
Local: Belo Horizonte
Editora: Fórum
Data do documento: 2012
Está contido: Revista de Administração Pública
Citação: COSTA, Noemi Alice Oliveira Bonina; PATRÍCIO, Jofrina Zinaenda. Qualidade e formação como fatores importantes na reestruturação da administração pública portuguesa: o exemplo do setor da saúde. Revista de Administração Pública [recurso eletrônico], Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, p. 271-290, jan./fev. 2012. Disponivel em: <http://dspace/xmlui/bitstream/item/10132/5640.pdf?sequence=1>. Acesso em: 4 abr. 2014.
Resumo: As mudanças propostas pelo governo português através da elaboração de um projeto específico de reestruturação para a administração pública refletem o novo olhar que o governo lançava sobre a necessidade de contenção dos gastos públicos em prol da sustentabilidade do Estado, através da promoção da mudança baseada nas componentes qualidade e formação de pessoal como elementos importantes ao processo. Foi utilizado o setor da saúde para exemplificar as alterações propostas que, muito embora sejam demonstradas aqui através de um recorte que remete a este setor, abrangeu toda a estrutura da administração pública. As propostas idealizadas e realizadas por Portugal e submetidas à aprovação da Comissão Europeia foram baseadas em estudos técnicos que procuraram fazer o desenho de toda estrutura e propor as alterações estruturais de forma a diminuir a despesa pública, aumentar os níveis de excelência na prestação do serviço público, garantir a qualidade, promover formação contínua ao quadro de pessoal, promover a sustentabilidade do Estado e, consequentemente, promover o desenvolvimento social.
Assunto: Administração pública - Portugal
Reforma administrativa - Portugal
Sistema de saúde - Modernização - Portugal
Saúde pública - Qualidade - Portugal
Formação profissional - Portugal
Tema(s): Administração Pública
Outros: 121275
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/10031
Número de classificação (CDU): 351
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Revista de Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5640.pdf485,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.