Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/10012
Tipo: Artigo
Título: Cidadania ou "estadania" na gestão pública brasileira?
Autor(es): Andrade, Daniela Meirelles
Castro, Carolina Lescura de Carvalho
Pereira, José Roberto
Local: Rio de Janeiro
Editora: Fórum
Data do documento: 2012
Está contido: Revista de Administração Pública
Citação: ANDRADE, Daniela Meirelles; CASTRO, Carolina Lescura de Carvalho; PEREIRA, José Roberto. Cidadania ou 'estadania' na gestão pública brasileira?. Revista de Administração Pública [recurso eletrônico], Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, p. 177-190, jan./fev. 2012. Disponivel em: <http://dspace/xmlui/bitstream/item/10123/5636.pdf?sequence=1>. Acesso em: 4 abr. 2014.
Resumo: O processo de democratização brasileira ocorreu de uma forma bem diferente da vivenciada por outros países, como Estados Unidos da América e França. Nesse sentido, o objetivo deste artigo teórico é apresentar os elementos centrais sobre democracia e cidadania e demonstrar como a formação histórica do Estado brasileiro impulsionou o fortalecimento de uma “estadania” nacional em detrimento da cidadania. Demonstrou-se que a formação do Estado brasileiro é um entrave para a consolidação da cultura cívica, pois não consegue desenvolver os direitos sociais, políticos e civis como apresentados por Marshall. Assim, o que se percebe é que o exercício da democracia não é uma tarefa fácil, porém, para uma nação evoluir em termos de participação efetiva dos cidadãos, os mesmos precisam participar do processo. No Brasil, nota-se prevalência de ações que conferem maior poder ao Estado, como responsável pela estruturação e desenvolvimento da vida social. Portanto, prevalece em nossa nação a “estadania”, visto a ausência de uma cultura cívica, cabendo aos atores não estatais um papel de coadjuvantes no processo. Por outro lado, mudanças relacionadas à democratização mais efetiva do Estado e à democratização da própria democracia fazem-se necessárias
Assunto: Administração pública - História - Brasil
Cidadania - Brasil
Democracia - Brasil
Teoria do Estado - Brasil
Paternalismo - Brasil
Tema(s): Administração Pública
Outros: 121270
URI: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/10012
Número de classificação (CDU): 351
Idioma: Português (Brasil)
Aparece nas coleções:Revista de Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5636.pdf122,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.